Todo medicamento pode causar efeitos colaterais, mas com a Manual você tem todo o apoio e acompanhamento médico para tirar suas dúvidas e dar o suporte necessário caso isso aconteça. Entenda melhor sobre os efeitos possíveis dos tratamentos para queda capilar:
- Finasterida
Assim como qualquer outro medicamento, a finasterida pode apresentar efeitos colaterais. A boa notícia é que nem todos vão ter - em geral, esses efeitos são raros e, quando acontecem são temporários e, na maioria das vezes, leves.
Prova disso são os resultados de estudos que mostraram que menos de 2% dos homens em tratamento com a finasterida apresentaram efeitos colaterais. Vale lembrar que o medicamento é um tratamento para calvície aprovado pela ANVISA e que, portanto, é considerado seguro.
Os efeitos colaterais da finasterida incluem erupção cutânea, sensibilidade ao redor dos mamilos, diminuição da libido, dor testicular, disfunção erétil, baixa qualidade seminal, depressão, mau humor, palpitações e ginecomastia.
- Dutasterida
Como a finasterida e a dutasterida atuam inibindo a enzima 5-alfa redutase e reduzindo a quantidade de DHT em seu corpo, eles têm efeitos colaterais semelhantes. Os quais podem incluir erupção cutânea, sensibilidade ao redor dos mamilos, diminuição da libido, dor testicular, disfunção erétil, baixa qualidade seminal, depressão, mau humor e palpitações.
Embora efeitos colaterais como esses possam parecer alarmantes, eles são incomuns e afetam apenas 2% dos homens que usam o medicamento.
- Spray 2 em 1: Minoxidil + Finasterida
O medicamento é seguro, não costuma apresentar efeitos colaterais e, quando acontecem, são leves e passageiros. Em geral, as reações mais relatadas são coceira, irritação no couro cabeludo e crescimento indesejado de pelos em outras áreas do corpo. Em casos mais raros, podem ocorrer erupção cutânea, sensibilidade ao redor dos mamilos, diminuição da libido, dor testicular, disfunção erétil, baixa qualidade seminal, depressão, mau humor e palpitações. Vale destacar que as reações relacionadas ao uso da Finasterida têm menor probabilidade de acontecerem com o spray do que com o uso do comprimido.
- Biotina
O uso pode interferir em alguns exames laboratoriais. Quando for realizar um exame laboratorial sugerimos que o uso de biotina, ou de complexos vitamínicos que contenham biotina, sejam suspensos nas 72 horas que antecedem a coleta de sangue.
- Minoxidil Tópico
Os efeitos colaterais mais comuns são irritação e coceira no couro cabeludo, onde o medicamento é aplicado. O crescimento indesejado de pelos pode ocorrer se o minoxidil entrar em contato com outras áreas que não o couro cabeludo.
Durante as primeiras 2 a 8 semanas de uso do minoxidil teremos um aumento na quantidade de fios de cabelo que trocam por dia. Isso ocorre porque o minoxidil age estimulando os folículos a passarem mais rapidamente da fase de repouso para uma nova fase de crescimento, ou seja, ele antecipa a troca dos fios que iriam cair mais pra frente.
É uma fase angustiante para os pacientes, pois dá uma impressão de piora da calvície, mas esse é um processo esperado no tratamento, chamado de "efeito shedding".
Além disso, é importante saber que esse fenômeno é temporário, já que é uma troca de fios e não a queda em si, ok? Ele é apenas uma etapa inicial do seu processo de tratamento para que possa alcançar os objetivos desejados, em que os fios mais frágeis abrem espaço para o nascimento de fios saudáveis.
Além dos efeitos colaterais do minoxidil citados acima, outros sintomas podem ser observados em casos raros, são eles:
Acne no local da aplicação
Queimadura do couro cabeludo
Inflamação ou dor no couro cabeludo
Pele avermelhada
Inchaço facial, inchaço das mãos, pés ou pernas
Visão turva ou outras alterações na visão
Dor no peito
Tontura
Desmaio
Batimento cardíaco rápido ou irregular
Dor de cabeça
Dormência ou formigamento nas mãos, pés ou rosto
- Minoxidil Oral
O risco de efeitos colaterais indesejados, nos tratamentos para queda de cabelo, são incomuns e geralmente leves. Os efeitos colaterais mais comuns do Minoxidil Oral são hipertricose (aumento de pelos), edema (inchaço) periférico e hipotensão arterial. Em casos mais raros, pode ocorrer prurido, náuseas, erupção cutânea, dor de cabeça, tontura ou alteração da frequência cardíaca.
No Minoxidil oral também pode ocorrer o "Efeito Shedding", semelhante ao Minoxidil Tópico, onde nas primeiras 2-6 semanas de tratamento, os fios que estavam em fase de repouso vão cair, para fios em fase de crescimento e mais grossos nascerem. A bula será enviada junto com a medicação, para maiores orientações.
- Saw Palmetto
Pode ocorrer náusea, distúrbios estomacais, dor abdominal, prisão de ventre e diarreia. Em casos raros, pode ocorrer aumento da pressão arterial, diminuição de desejo sexual, impotência, retenção urinária e dor de cabeça.
Recomendação:
Se apresentar alguns dos efeitos colaterais acima, entre em contato imediatamente com nosso time clínico para melhor orientação através deste link.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.